Nos dias 16,17 e 18 de abril de 2010, a Pastoral da Juventude de Pirapozinho realizou a Semana da Cidadania, dentre as atividades executadas o Setor de Meio Ambiente da prefeitura de Pirapozinho em parceria com a Policia Ambiental de Presidente Prudente, que forneceu cerca de 500 cartilhas sobre educação ambiental e os alunos do 7. Termo de Engenharia Ambiental da Faculdade Unoeste realizaram uma oficina de Educação Ambiental. Nesta oficina o interlocutor do Projeto Município VerdeAzul Engenheiro Ambiental Alberto, os alunos de Engenharia Ambiental Thiago Miranda, Paulo Vinicius, Paulo Teixeira e José Rafael disponibilizaram aos participantes informações voltadas a importância de protegermos o meio em que vivemos; entregaram diversos panfletos informativos; explicaram sobre a importância da reciclagem de materiais onde pôde ser visto por todos que ali passaram materiais confeccionados com matéria prima reciclável como, telha de caixa de leite, tijolos confeccionados com entulho de construção civil, revestimento de fio elétrico confeccionado com sacolas plásticas; disponibilizaram um painel com fotos de todas atividades executadas em Pirapozinho em prol do meio ambiente; por fim realizaram a doação de 100 mudas de arvores nativas, dentre elas ipê amarelo e ipê roxo
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Elektro realiza troca de lâmpadas em parceria com a Prefeitura de Pirapozinho
Visando conscientizar a população sobre economia de energia elétrica e a preocupação com o meio ambiente, a Elektro, em parceria com a prefeitura de Pirapozinho doaram lâmpadas fluorescentes a população nos dias 27, 28 e 29 de abril.
A doação foi feita no Centro de Geração de Renda, Centro de Assistencia Social (CRAS) e no Salão Paroquial. Cerca de 6200 moradias foram sorteadas, o consumidor teve o direito de levar para casa um kit contendo 3 lâmpadas econômicas(fluorescentes), um panfleto com informações sobre economia de energia e um jogo didático que ensina às crianças pequenas atitudes para diminuir a conta de luz. Para ganhar o kit o consumidor teve de levar 3 lâmpadas incandescentes (comuns), podendo estas estar funcionando ou não.
De acordo com a Elektro, o objetivo da troca é mostrar aos moradores que a compra de lâmpadas fluorescentes é mais vantajosa, apesar de mais cara, elas apresentam uma economia de 80% e duram até oito vezes mais que as lâmpadas comuns.
Segundo a Elektro cerca de 70% dos contemplados participaram da campanha.
3. Encontro Paulista de Arborização Urbana
Entre os dias 26 e 28 de abril o interlocutor do Projeto Município VerdeAzul, Alberto Horst Krimmer Neto, o Diretor da Divisão Municipal de Agricultura, Marcos Ferreira e o interlocutor de Tarabai, Sergio Paulino participaram do 3 Encontro Paulista de Arborização Urbana, que teve como tema Arborização urbana – planejamento, capacitação e negócios.
Este encontro foi promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, sendo realizado na cidade de Americana – SP.
Segundo Krimmer o curso teve como objetivo influenciar no planejamento de arborização dos municípios do Estado de São Paulo, onde dentre os assuntos trabalhados tivemos as espécies de arvores adequadas para a arborização urbana, metodologia teórica e pratica de poda de arvores, pragas na arborização urbana, viveiros “Recuperação Florestal – da semente à muda e da muda à floresta”, conciliação da fiação elétrica com a arborização, dentre outros.
Krimmer destaca ainda “que o curso serviu para que haja um maior conhecimento e sucesso para a realização da implantação da diretiva numero 4 do Projeto Município VerdeAzul – Arborização Urbana. Sabe-se que com esse aprendizado, as falhas ocorridas até hoje na arborização urbana de nosso município como: arvores de porte grande plantadas junto a fiação elétrica, inadequação das calçadas par ao plantio de arvores poderá ser resolvida”.
Para Marcos Ferreira, “foi de grande importância a participação de Pirapozinho neste evento, pois permitirá a estrutura governamental de nosso município a planejar da melhor forma possível um Plano Estrutural de Arborização Urbana em nossa cidade”.
Ressaltamos que o cumprimento da diretiva numero 4, referente a arborização urbana, contribuirá para que Pirapozinho alcance o tão almejado Titulo de Município VerdeAzul.
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Pirapozinho realiza inspeção veicular da frota municipal
No ultimo dia 08 de março de 2010, a fim de atender o cumprimento da diretiva Poluição do Ar exigida pelo Projeto Município Verde Azul da Secretaria Estadual de Meio Ambiental, foi realizado em Pirapozinho a inspeção veicular da frota municipal. O aparelho utilizado na realização da inspeção foi o Cartão – Índice de Fumaça tipo Ringelmann Reduzido
As inspeções foram realizadas pelo Interlocutor do MVA e o Diretor da Divisão de Agricultura e Meio Ambiente. Nestas inspeções foi verificada a emissão de gases poluentes de 45 veículos, sendo 41 da frota municipal e 04 terceirizados.
A inspeção é realizada colocando o cartão ao lado do escapamento do veiculo e no momento em que o motor esta em alta rotação é verificado a cor da fumaça gerada pelo mesmo, com isso é analisado no cartão o índice de emissão de poluição.
Ao fim das analises foi verificado que 04 veículos possuíam índice 05, ou seja, estão acima da média, com isso foi enviado ao setor responsável pela frota municipal o requerimento de manutenção para readequar os mesmos.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Pirapozinho inaugura ECOPONTO de pneus usados
No ultimo dia 22 de março de 2010, o município de Pirapozinho a fim de atender o cumprimento da diretiva “Lixo Mínimo” do Projeto Município Verde Azul da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, inaugurou o ecoponto de pneus inservíveis, localizado na Rua José Favaretto s/n como
Para a execução desta campanha foram confeccionados 8000 (oito mil) panfletos e 1000 (mil) cartazes que foram distribuídos a toda população, comércio, escolas, empresas, setor de saúde, setor de controle de endemias e borracharias. Ainda foram confeccionadas 10 (dez) faixas que foram distribuídas em locais de maior movimentação no município
Foi realizado pelo Interlocutor do Projeto Município Verde Azul uma capacitação visando a educação ambiental aos enfermeiros responsáveis pelos PSFs do município a fim de instruí-los sobre o funcionamento da campanha, importância, danos que os pneus causam ao meio ambiente e a saúde publica, enfim, com todas as informações adquiridas os mesmos passaram aos agentes de saúde de sua responsabilidade já que estes ficaram responsáveis por entregar os panfletos da campanha em todas as moradias.
Todos os pneus coletados serão encaminhados a reciclanip, uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, cujo foco principal é a coleta e destinação de pneus inservíveis no Brasil, diminuindo os impactos causados pelos mesmos ao meio ambiente e a saúde publica.
Dia do Rio Pirapó
No ultimo dia 20 de março de 2010, foi realizado a 2° caminhada ecológica em comemoração ao dia do Rio Pirapozinho. Está é a segunda vez em que se homenageia o rio que deu nome a cidade de Pirapozinho, desde que foi regulamentada a lei 3.180, de 22 de setembro de 2004.
O evento teve inicio as 9h:00min com saída da Praça Manoel Marques Silva, esteve presente a Banda Marcial da cidade de Estrela do Norte, crianças do ensino publico de Pirapozinho, crianças da escola de futebol ALPS, população em geral, associação dos idosos, Policia Militar Ambiental, enfim houve a presença de cerca de 3000 pessoas.
Foi realizado uma caminhada pelo centro da cidade a fim de mobilizar a população a respeito da importância do rio para nós, logo após foi realizado um plantio de 1000 mudas em uma nascente no perímetro urbano.
A educação ambiental foi o sucesso deste evento, pois pode-se perceber a consciência dos moradores sendo mudada em relação a proteção do meio ambiente.
Comemoração Dia Mundial da Água
No ultimo dia 22 de março de 2010, foi realizado na EMEIF “CELESTINO MARTINS PADOVAN” uma palestra ministrada pelo soldado da 3° CIA do 2° Batalhão da Policia Ambiental José Carlos Ruiz em comemoração ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA, participaram cerca de 560 alunos do ensino básico (até 5° serie).
O policial realizou um trabalho de conscientização dos alunos, lhes informando a importância da água tanto para nós como para o meio ambiente, quantidade e forma em que a água é encontrada em nosso planeta, os efeitos causados pela falta de água, enfim realizou a educação ambiental em prol da conscientização para que seja efetuada uma melhor preservação desde bem.
O policial realizou um trabalho de conscientização dos alunos, lhes informando a importância da água tanto para nós como para o meio ambiente, quantidade e forma em que a água é encontrada em nosso planeta, os efeitos causados pela falta de água, enfim realizou a educação ambiental em prol da conscientização para que seja efetuada uma melhor preservação desde bem.
Ainda no mesmo evento devido à execução de retirada de uma árvore do nome popular jacarandá-mimoso nas instalações da escola por possuir risco de queda, o policial realizou a explicação aos alunos do porque da retirada da mesma, falou sobre os benefícios que a árvore nos trás, importância de se plantar uma árvore e por fim realizou junto aos alunos um abraço comunitário e uma oração em prol da árvore.
Assinar:
Postagens (Atom)